segunda-feira, 31 de março de 2014

Uma bomba



As vezes na vida nos vemos em uma situação difícil. Uma análise simples nos mostra que muitas coisas não funcionam. Outras funcionam em parte.

É quase impossível achar solução e não dá para fazer quase nada. No momento estou me sentindo numa situação semelhante. Isso me fez lembrar da situação japonesa no final da Segunda Guerra, em 1945. Não havia saída. Os aliados haviam tomado as ilhas no entorno. As batalhas nas frentes distantes haviam sido perdidas. Birmaneses, australianos e ingleses, entre outros, derrotavam as valentes e obstinadas forças japosesas. Os suprimentos não mais chegavam aos fronts avançados. A poderosa esquadra americana cortava qualquer entrada e saída de suprimentos. Não havia mais combustível para os aviões Zero. No desespero as máquina voadoras viravam mísseis com os pilotos Kamikazes dentro.

Parecia um fim melancólico e, considerando a obstinação japonesa, uma invasão em suas terras seria um derramento absurdo de sangue. Então o governo americano manda um B-29 jogar uma bomba sobre Hiroshima. O avião batizado de Enola Gay em homenagem à mãe do piloto joga a 'little boy' que explode nos céus da cidade. Era 6 de Agosto de 1945. Três dias depois era a vez de 'fat man' explodir sobre Nagasaki.

Mas as bombas trouxeram a paz. Uma paz duradoura que varreu o passado de atrocidades contra os povos invadidos. A bomba modificou os renitentes. A bomba foi o início de uma nova era. As vezes precisamos de bombas. Bombas que alterem vidas, negócios, estratégias, pensamentos e teimosias. Bombas que tragam a paz. Nesse momento antevejo uma bomba. Uma 'Fat man' que encerre esse período estranho que eu estou vivendo. Que exploda lá em cima e traga seus ventos radiativos para queimar tudo. Limpar tudo. Como já disse um dia Gilberto Gil:

A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais

A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz

Quem sabe a paz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário