segunda-feira, 24 de março de 2014

Pulei pela Janela

Da primeira vez eu mesmo deixei o Facebook. Não suportava mais ver tanta coisa sendo publicada e espalhada sem que sequer dessem uma pequena investigada. Deixei o face e fiquei fora. Alguns amigos virtuais disseram que haviam ficado tristes. Gostavam do que eu publicava. Mas eu, eu, conhecido nas sendas do INPE como "nervo" ou ainda "GG", devido a minha falta de paciência, não aguentava mais. Havia acabado a paciência. Ninguém mais, ou quase ninguém, falava sobre isso. Ninguém, ou quase ninguém, se importava em tantas mentiras. Deixavam rolar. Eu indignado e sem paciência disse adeus. Bye bye rede social. Passei pro meu querido google+. Nada de face. "Tanta farpa tanta mentira, tanta falta do que dizer, nem sempre é "so easy" se viver". Dizia Lulu Santos, o guru. Mas meu coração ficava pensando assim: o que será que estão dizendo por lá? Amigos vinham comentar: "Você viu o que o governo fez? Está matando as criancinhas nos postos de saúde....etc". E eu perguntava: de onde você tirou isso? E então a resposta: "está lá no facebook, todo mundo já está postando". Pois é. Então me disse o guru: "Hoje eu não consigo mais me lembrar de quantas janelas me atirei e quanto rastro de incompreensão eu já deixei. Tantos bons quanto maus motivos, tantas vezes desilusão". Havia me atirado de mais uma janela. Então voltei. Então passei de novo a perder meu tempo desmascarando as bobagens, as mentiras e as calúnias. Como sempre, essas não acabam. Existe uma central de boatos e de mentiras graçando pelas redes. Aquilo que era trabalho da fofoqueira da esquina e da rádio peão virou viral. Mas agora com recursos eletrônicos. Tem até imagem para mostrar.

Então não é possivel que seja falso, dizem alguns. Não é? Pena, mas é sim. Falso porque pegam vídeos de um país e dizem ser aqui. Juntam trechos de entrevista para dar conotação de pensamentos jamais pensados. Ou colocam personagens famosas e interlocutores estrangeiros para tornar uma mentira tão real que é impossível rebatê-la. Então eu grito: GENTE USE SUA INTELIGÊNCIA. É um dom que Deus lhe deu, um talento. Não enterre seu talento. "Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes".

Mas justo quando eu pensei que estava quase sozinho, ele, o pensador mais atual e justo, aquele que detém minha admiração, o nosso querido (nosso porque pouco importa se você é de outra religião) Papa Francisco vem nos dizer:

"Para mim, os pecados da mídia, os maiores, são aqueles que seguem pelo caminho da mentira e são três: a desinformação, a calúnia e a difamação. Estes dois últimos são graves, mas não tão perigosos como o primeiro. Por que? Vos explico. A calúnia é pecado mortal, mas se pode esclarecer e chegar a conhecer que aquela é uma calúnia. A difamação é um pecado mortal, mas se pode chegar a dizer: ‘esta é uma injustiça, porque esta pessoa fez aquela coisa naquele tempo, depois se arrependeu, mudou de vida’. Mas a desinformação é dizer a metade das coisas, aquilo que para mim é mais conveniente e não dizer a outra metade"
.

Lavou minha alma. E ainda que em algum momento eu tenha me atirado pela janela, ato que fiz inúmeras vezes e por certo acabarei um dia fazendo de novo - aliás quem não é humano que está lendo isso? - valeu a pena ter voltado. Agora não sou uma voz que soa no deserto. No meu deserto unem-se novas vozes. Quem sabe um dia seremos um coral de vozes nesse deserto chamado internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário