sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Anda Rasgando Travesseiros num Furacão?

Por vezes penso em deixar algumas redes sociais. O que me chateia profundamente são as mentiras. Imagine a seguinte situação:

João não gosta de Lucas. Alguém publica uma notícia que fala mal de Lucas. João quase chega ao orgasmo de tanta felicidade. Pega a notícia e a divulga sem confirmar nada. Algumas informações da notícia chegam a ser até meio inverossímeis. Mas afinal, pensa João, foi publicado na internet, deve ser verdade. Quando Pedro avisa João que a notícia é falsa (totalmente ou em partes) João até faz o 'mea culpa'. Mas o estrago já está feito e o travesseiro já foi depenado ao vento.

Antes da internet isso acontecia pela chamada "rádio peão" ou pelas fofoqueiras de rua. A notícia dava voltas e voltas. Acontecia que depois de um tempo, as vezes anos, ela voltava a baila. Já havia até sido desmentida, mas qual, voltava com força total. Hoje a notícia não fica presa a uma cidade, um bairro. Ela voa pelas redes sociais. A mentira, as calúnias, as ilações seguem no mesmo rumo.

Segundo a wikipédia isso é um hoax ("embuste" numa tradução literal, ou farsa), histórias falsas recebidas por e-mail, redes sociais, etc. Vejo pessoas de bem, muito próximas, muitos religiosos que propagam essas notícias como verdade absolutas.

O que mais incomoda é que órgãos de imprensa que deveriam estar protegidos dessa praga correm em sentido contrário. Propagam essas bobagens que passam a se tornar uma "verdadezinha". Diriam os mais incautos: "é verdade, eu li no jornal X". Outros fazem-se valer de jornalistas "blogueiros" que emitem suas opiniões, sem fatos concretos que o embasem. Assustador. Você pode me perguntar: como evitar isso? Respondo: procure levantar a verdade. Dá trabalho. Se não tiver certeza ao menos espere. A verdade acaba aparecendo.

Ah, meu amigo e meus inimigos, a ânsia de "detonar" com aqueles a quem você não suporta lhe faz acelerar a divulgação das calúnias, não é? Deixe disso! Entenda que eu estou cansando de lhe informar a verdade a cada postagem sua. Saiba ainda que não existe pecado pior do que a calúnia, a mentira que você divulga, mesmo sendo sobre seu inimigo. Vamos lembrar de um fato "incontestável" divulgado pela imprensa anos atrás. Uma mentira que todos acreditavam. O caso da Escola de Base. Simplesmente destruiu a vida de 6 pessoas. DESTRUIU!!!! Coisas assim hoje são consideradas normais pela maioria das pessoas. Ainda que aleguem que não, elas fazem isso todo o dia.



Por tudo isso eu gostaria de dizer o seguinte: você pode não gostar do PT, do PSDB, da Dilma, do Lula, do FHC, do Serra, do Aécio, da Marina, do seu vizinho, do seu prefeito, do Joaquim Barbosa, de Jesus Cristo, dos Católicos, dos Evangélicos, do Pastor que prega ao lado de sua casa, do diabo, da sua mãe, etc etc etc, diga que não gosta, explique porque não gosta, coloque seus ARGUMENTOS. Mas use de FATOS reais. Mas não use mentiras. Não propague mentiras. Deixe de ser mané!!!! Isso cansa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário