Ser bom
Ser bom é simplesmente ser bom. Não existe ninguém bom. Existem aqueles que buscam a bondade. Ser bom é muito difícil. Tão difícil que disse Jesus: "Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus"(Mt 19,17). Hoje uma amiga publicou uma frase na internet onde lê-se "Onde houver sentimento bom eu quero ficar". A missão do bom é estar onde estão os sentimentos. Sejam eles bons ou ruins. Aliás, é para onde estão os ruins que os bons devem ir. Pois a bondade, a verdadeira bondade, transforma.
É difícil cada passo daquele que busca o bem, isto é, o ser bom. Há que se pensar antes de dá-lo. A bondade exige reflexão constante. Muito mais porque cada ato pode aparentar ser no caminho da bondade e revelar-se nos levando a outros caminhos. E como ser bom para um e ser para outro também? Sempre nos deparamos com uma escolha cruel. Daí a facilidade de ir conforme nos dizem (gado novo) e não conforme pensamos. A bondade precisa ser feita de pequenos passos. Passos que nos levam a estar cada dia perto do ser bom. Mas voltar por esse caminho é simples. Nos afastarmos da bondade é simples.
Ser bom onde existem sentimentos bons é muito mais fácil. E então, muitas vezes, nos refugiamos nesses lugares. Alguns o acham nos templos. Outros na família. Outros nos bares. Outros nas drogas - em tantos outros espaços não?. Mas ser bom é ser bom em qualquer lugar. Especialmente onde menos gostamos. Mas o lugar mais fácil de ser bom é sozinho. Sozinho temos apenas a nós mesmos não é? Mas isso é utópico! É preciso que nos conheçamos. Dos seres mais desconhecidos desse mundo estamos nós mesmos.
O homem conhece melhor a superfície de marte do que os meandros de seu próprio ser. Nos enganamos por vontade ou ignorância. E fingimos sermos bons conosco mesmo. Mas é aí que erramos muito. E conseguimos ser ruins conosco e com os outros. Daí se você quer saber quem você realmente é, se bom ou ruim, basta ir onde houver um sentimento ruim. Se sua presença for transformadora e lá você tiver vontade de ficar, aí sim você é bom. Caso contrário é possível que você tenha que dar ainda muitos passos.
Mas certamente menos que eu.