Todo político é safado e ladrão.Todo pastor é ladrão.Todo padre é pedófilo.Toda mulher com shortinho é puta(...)
Generalizar. Como é triste isso. Poderia escrever aqui:
Todo funcionário público é vagabundo. Todo baiano é preguiçoso. Todo nordestino é folgado. Todo gaúcho é arrogante. Todo francês é estúpido. Todo americano é ignorante. Todo cubano come criancinha.
Onde quer que eu generalize eu vou ferir uma pessoa. Quem sabe todo um grupo delas. Criar estereótipos e descer a lenha neles é fácil. Difícil é quando estamos no meio deles (no meu caso como funcionário público).
Esse tipo de abordagem foi muito usado pelos fascistas.
Todo judeu é ladrão!A frase acima te lembra alguma coisa?. Existem variações: não são todos, só 80%. Mas essas variações carecem de fundamentos. Existem as mais elaboradas:
Todo artista de circo que se torna deputado é burro. Todo jogador que disputa a eleição tem somente interesse próprio.Assim vão aumentando as "verdades":
todo padre que se interessa por política é um frustrado.
Mas na verdade basta eu conhecer um caso que rotulo toda uma raça. Basta a mídia martelar todo dia. No jornal das 8h, 7h sei lá. Mostra-se um padre pedófilo hoje na emissora evangélica, amanhã, depois. As vezes a mesma gororoba que sobrou de ontem que volta requentada numa panela diferente. Pronto: todo padre é pedófilo. Ou aqueles poucos deputados que estão envolvidos nesse ou naquele caso. Não importa se existem provas. O importante é bater dia após dia. Sem dó. Pronto: todo político é corrupto.
Sua cabeça não foi feita somente para usar boné. Todo mundo tem dentro dela um cérebro que, uns mais que outros, funciona muito bem quando pensamos, lemos, avaliamos e concluímos coisas. Dizia minha sogra: "antes de abrir a boca ligue o cérebro". Posso complementar assim: antes de escrever algo ligue o cérebro. Antes de generalizar tome cuidado porque você terá amigos, parentes ou até você mesmo no meio do caldeirão onde você coloca todos.
É sempre bom lembrar que sua generalização sobre os analfabetos ou semi-analfabetos políticos pode ter dado com os burros n'água. Um exemplo é o Dep. Tiririca que é considerado o nono melhor político do Brasil pelo site Ranking Político. Nesse site a maioria dos deputados federais é considerada regular, boa ou ótima. Poucos tem pontuações deploráveis. Da mesma maneira chamar os filiados ao PT de petralhas é generalização burra. Tucanalha também é bobagem. Tem gente boa e gente ruim e corrupta em todo lugar. Não abra as portas do fascismo, feche as portas da generalização. Se continuar assim um dia você pode estar do lado de dentro de um campo de concentração.